Confira o certo e o errado

                    para os diversos produtos de limpeza

                      que temos disponíveis no mercado:

Produtos para móveis de madeira
Certo:
o correto é passar um pano úmido na peça, secá-la e utilizar o lustra-móveis. Nunca exagere na quantidade, caso contrário o móvel ficará com aspecto engordurado. Errado: álcool e produtos com amoníaco poderão dissolver a pigmentação da madeira, causando manchas
Produtos para assoalhos.
Certo: você deve diluir uma tampa de multiuso em 2 litros de água e umedecer um pano com a mistura. Para secar, nada melhor que um pano. Errado: se você utilizar cera, ela poderá manchar o piso.
Produtos para azulejos e pisos.
Certo:
você poderá utilizar álcool ou desinfetante para essa faxina. Errado: a única contraindicação é a cera, já que o piso pode ficar escorregadio e causar acidentes. Produtos para vidrosCerto: para limpar vidros o ideal é usar uma colher de sopa de detergente diluído em 2 litros de água. Errado: produtos alcalinos, com pH superior a 7, poderão corroer o vidro da janela.
Produtos para tecidos
Certo:
água morna com sabão em barra ou detergente, ambos de coco, são ótimas opções. Errado: água sanitária e artigos de limpeza com amoníaco podem remover a tinta do tecido e manchar.
Móveis de madeira:
Os móveis de madeira maciça são mais resistentes do que aqueles feitos em outros materiais, mas ainda assim precisam de cuidados com a limpeza. Tire o pó da peça diariamente com uma flanela umedecida em água, ou lustra móvel. Para madeiras escuras, a dica é passar a cada 15 dias um pouco de óleo de peroba, que protege e dá brilho. Aplique o produto com um pano, ou flanela. Se o móvel estiver com manchas profundas, vale a pena aplicar uma nova mão de verniz ou seladora.
                                                                             
O MDF
, ou Medium-Density Fiberboard, é um material derivado da madeira, muito utilizado noacabamento de móveis e pisos. Ele é feito através da aglutinação de partículas de madeira, que são prensadas até formar a peça. O MDF é, geralmente, revestido em papel laminado com padronagem em madeira. Apesar de ser um ótimo substituto da madeira natural, o MDF é menos resistente e exige cuidados redobrados.
Com limpar:
Para limpá-lo, use apenas um pano úmido com sabão neutro. Se quiser deixar o móvel mais brilhante e protegido, aplique uma pequena quantidade de lustra móvel em um pano, e espalhe bem. Evite o uso de buchas e esponjas ásperas nesse tipo de material.
Os móveis feitos em MDF não podem ser limpos com limpadores Multiuso (como Veja entre outros semelhantes), pois com o passar do tempo elas amarelam a superfície e você pode até perder a garantia do seu produto com o marceneiro. Também não é bom usar ceras e nenhum produto abrasivo e pontiagudo.
Para limpar esses móveis existem algumas formas:
Sabão de coco líquido diluído em água. Esse método ajuda a remover aquelas sujeiras menos difíceis e é bom para dar aquela manutenção semanal. Use um pano macio, umedeça-o nessa mistura e passe no móvel todo. O pano precisa estar úmido e não encharcado de água com sabão, para não escorrer e manchar, além de encharcar o móvel. Somente umedeça para poder limpar e depois com outro pano úmido, somente com água, passe novamente para retirar o sabão.
Pano úmido com álcool em gel. Essa dica também é legal para limpezas semanais em ambientes como quarto, racks ou painéis, mesas, armários de banheiros. Porém, para armários de cozinha onde há fritura ou gordura é melhor usar a ideia do sabão de coco, pois a gordura pode manchar com o álcool em gel.
Removedor de limpeza pesada, solvente de fórmica ou tiner. Essas sim ajudam e muito na limpeza pesada, para aquela faxina mensal ou quinzenal e para retirar manchas difíceis. Os MDFs mancham com um certa facilidade, principalmente os móveis com MDF branco. Então, procure um removedor ou se você conseguir um pouco de tiner você vai ver que a sujeira sai muito fácil. Da mesma forma que o método o sabão de coco liquido, você vai umedecer um pano com a produto e passar na superfície inteira, depois de uns 3 minutos passe outro pano umedecido com água para retirar o produto e finalizar a limpeza.
                                                        
      Atenção: leia com atenção o rótulo do produto para saber em quais superfícies são permitido 
o uso e converse com o marceneiro que fez seus móveis para saber que produto ele recomendo ou não.
 Alguns marceneiro retiram a garantia do produto caso seja usado limpadores incorretos.
Para armários da cozinha é recomendado uma limpeza semana com sabão de coco liquido, pois as gorduras podem acumular e assim fica bem difícil você retirar. Para os móveis com MDF durarem mais não é bom deixar acumular sujeira. Tenha o habito de limpar nem que seja quinzenalmente e uma vez por mês com um removedor, solvente ou tiner.
A dica para limpar armário de mdf branco na cozinha e tirar o amarelado que aparece com o tempo é a seguinte:
Primeiro a prevenção: evite o acumulo de sujeira, faça a limpeza semanal, principalmente em casas que fazem almoço diariamente. Nas casas que fazem fritura, a limpeza nos armários da cozinha devem ser feita 2x por semana.
Limpeza semanal: Faça uma limpeza por fora com pano molhado com detergente. Dissolva 2 colheres de detergente em 2 litros de água e vá molhando o pano nesta mistura. Passe nos armários e depois seque. (evite usar desengordurante ou produtos de limpeza multiuso, pois esses produtos costumam amarelar as lâminas de mdf)
Mistura para limpeza: Dissolva 1 colher de sopa sabão de coco + 1 colher de chá saponáceo liquido em 500ml de água. Coloque em um borrifador. Não exagere nem no sabão de coco nem no saponáceo cremoso pois o legal dessa mistura é ficar uma água com sabão bem liquido o que facilita a limpeza pois você não vai precisar enxaguar. Borrife o sabão de coco liquido no pano e passe no móvel, com o lado contrario do pano ou com outro pano seco seque o armário.
Leite: A limpeza dos armários brancos também pode ser feita com um pano umedecido com leite. Basta aplicar por toda superfície e fazer movimentos suaves, que ajudarão na limpeza profunda de seu armário branco. Depois basta passar um pano seco para retirar toda umidade.
Atenção: Evite utilizar líquido em excesso para manter seus armários em mdf em perfeito estado. Esses móveis ficam sujeitos a danos quando expostos à umidade excessiva.
                                                                                                                                                                                                                                          
Móveis laqueados:
Como são feitos
Móveis laqueados são peças em madeira, ou material compensado, que foram pintadas e envernizadas. A técnica é ótima para restaurar materiais antigos, e permite que sejam pintados em diversas opções de cores. O estilo mais utilizado na decoração de ambientes é o laqueado branco
Como Limpar seus Móveis Laqueados no Dia a Dia
Polvilhe toda a peça de mobiliário com um pano limpo e seco de algodão. Não adicione quaisquer produtos de limpeza ou água, basta usar um pano liso, seco. Isso vai te ajudar a remover a poeira e qualquer outro grão que tenha em casa. Ruas de terra ou casas perto de avenida sofrem bastante com poeiras nos móveis, e um pano no dia a dia pode ajudar a prevenir o problema.
Sua segunda etapa na limpeza do dia a dia de móveis laqueados também é simples. Umedeça um pano de algodão limpo com água e torça-o até que ele esteja apenas ligeiramente úmido. Tente não encharcar, pois água demais faz mal aos móveis. Isso vale para qualquer tipo de móvel.
Limpe os móveis, com foco em áreas com impressões digitais e sujeira, com o pano úmido. Seque imediatamente com um pano de algodão limpo e seco. Se a peça de mobiliário é grande, trabalhe em seções, limpando com o pano úmido e, em seguida, secando imediatamente antes de passar para a próxima seção. Isso deve remover toda a sujeira e deixar sua mobília com um visual limpo e brilhante novamente.
Limpeza mais Pesada de Móveis Laqueados: Faxina Geral
Coloque uma pequena quantidade de solvente limpo para madeira, poucas gotas mesmo, em uma parte limpa de um pano de algodão macio. Uma dica é usar flanelas vendidas para limpar carros, que costumam funcionar muito bem.
Esfregue o pano com o produto no seu mobiliário, trabalhando em pequenos pedaços. Esfregue, veja se tem manchas e parta para uma outra parte. Deve fazer isso em todo o seu móvel.
Passe um aspirador imediatamente depois de passar o produto com um pano limpo e seco de algodão. Não espere ou deixe o limpador ser absorvido pelo mobiliário. Alguns profissionais de limpeza recomendam a limpeza com uma mão e imediatamente limpar com um pano com o produto com uma mão e fazer o acabamento com a outra mão. Mantenha o ato de limpar com dois panos até o mobiliário estar completamente seco.
Repita o processo com dois panos em todas as seções do mobiliário até que toda a peça esteja limpa. Examine os móveis para garantir que nenhum local deixou de ser limpo e foi deixado para trás na superfície. Limpe qualquer produto de limpeza restante imediatamente, ou pode deixar manchas em seu móvel.
Como Cuidar de Móveis Laqueados no Dia a Dia
Mobiliário laqueado é constituído por uma camada de superfície sobre a madeira resinosa. laqueamento proporciona um acabamento duro e resistente.A camada de superfície protege a madeira de sujeiras comuns, cremes derramados, óleos e ar poluído. Esta camada de superfície também contribui para a beleza natural da madeira, melhorando a aparência do mobiliário. Ceras, polidores, fumaça e poeira podem se acumular na superfície de móveis de laca, que então precisa, ser limpo. O cuidado apropriado é necessário para prolongar a vida de móveis assim.
Limpe uma área escondida do verniz com um pano úmido para a certificar-se de água não irá danificar o verniz. Caso não ocorra nenhum dano, limpe o verniz com o pano úmido. Em seguida, esfregue a superfície de verniz com um pano macio e seco. Remova as marcas oleosas e impressões digitais, aplicando um produto de limpeza à base de solvente específico para móveis laqueados. Aplique o líquido de limpeza com um pano e, em seguida, esfregue o pano sobre o móvel. Limpe depois com outro pano.
Para ter mais brilho em seus móveis, aplique cera líquida duas vezes por ano para proteger o acabamento de menores riscos e arranhões. Despeje um pouco de cera na superfície e, em seguida, esfregue a cera no verniz com lã de aço. Termine lustrando a cera e seque com um pano.
Evite colocar objetos molhados ou que estejam soltando gotículas como copos gelados e panelas com algo gelado ainda. Se isso acontecer, passe um pano por cima no mesmo momento para assim ir removendo possíveis manchas que vão ficar. Quanto mais tempo passa, mais as manchas vão se aglomerando e danificando o móvel, sendo necessário até uma repintura em casos mais graves.
O que fazer antes de começar a limpeza?
Separe todos os produtos e equipamentos necessários. Com relação aos panos, adote uma cor para cada cômodo.
Comece a faxina de cima para baixo, ou seja, vá do teto ao chão. Limpe lustres, paredes, janelas, portas, móveis e enfeites, finalizando em rodapés e pisos.
Cada produto tem uma função específica
Água sanitária. Limpa, branqueia e desinfeta. Aplique em:
· Vasos sanitários, ralos, pias e pisos para remover manchas e incrustações.
· No quintal, para desinfetar especialmente as áreas onde circulam cães e gatos.
· Azulejos do banheiro, para remover o limo.
Desengordurante. Tira as gorduras mais difíceis. Use para:
· Limpar o fogão, o microondas e a geladeira.
· Remover a sujeira impregnada em eletrodomésticos.
· Eliminar gordura e manchas do piso e azulejos da cozinha.
Detergente neutro ou de Coco. Barato e eficiente, serve para:
· Lavar louça, utensílios e eletrodomésticos de inox, microondas e geladeira.
· Limpar armários da cozinha e pisos.
Desinfetante. Mata germes e perfuma o ambiente. Use para:
· Desinfetar ralos, pias de banheiros e vasos sanitários.
Limpador multiúso. Desinfeta, elimina germes e bactérias. Ideal para:
· Lavar piso e revestimento das paredes da cozinha.
Limpeza pesada. Elimina a gordura e tira as sujeiras mais difíceis. Serve para:
· Lavar pisos e azulejos de cozinhas e banheiros.
Lustra-móveis. Uma pequena quantidade (o equivalente a uma moeda de R$ 0,25) dá ótimos resultados. Serve para:
· Remover manchas e dar brilho em móveis de madeira (exceto os tipos de demolição) e metais (torneiras e registros).
Sabão de Coco. Não agride as superfícies e limpa profundamente. Use para:
· Lavar armários, paredes e portas.
Saponáceo. Substitui a lã de aço em alguns casos. Serve especialmente para:
· Remover gordura.
· Tirar manchas e sujeiras difíceis de pisos e paredes.
· Limpar e renovar o brilho das louças sanitárias.
· Lustrar alumínio e pias de aço inox.
Tira-limo. É indicado para a limpeza mais pesada do banheiro. Bom para:
· Desengordurar o boxe (que costuma ficar imundo com o acúmulo dos restos de xampu e sabonete).
· Limpar vasos sanitários e pias. 
· Remover o limo dos rejuntes.
Agora, confira a lista do material de limpeza necessário para acompanhar os produtos acima:
Luvas de borracha
Balde
Esponjas
Panos de chão
Panos de limpeza
Vassoura
Rodo
Deixe sempre cada produto de limpeza estocado em casa para que você ou uma diarista possa realizar o serviço.
                                                                       
FORMICA 
O laminado melamínico, mais conhecido pelo nome da marca registrada do fabricante - Fórmica - conquistou o respeito no mercado dos móveis e é tradicionalmente um material muito utilizado na fabricação das mais diversas peças de mobília para a casa, sejam eles mesas, cadeiras ou balcões de cozinha
Tudo o que você precisa para limpar fórmica é um pano macio ou esponja e uma pequena quantidade de sabão neutro. Limpador de vidro ou apenas vinagre branco também servem. Passe o pano embaixo d´água e retire-o rapidamente para que não fique encharcado e passe-o sobre a superfície de fórmica pelo menos uma vez por dia ou logo após ser usada. Normalmente a fórmica é resistente à manchas, mas mesmo assim é melhor limpá-la logo após o uso.
Certifique-se de ter em mãos um outro pano macio, porém, seco, para secar a a superfície após a limpeza. Isso não deixará que a água escorra para as costuras do móvel ou bancada, normalmente localizadas no friso lateral. Para remover as sujeiras mais difíceis, como por exemplo resto de bolo e carne, use uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco. 
Conservação: o que não fazer 
A fórmica, assim como outros laminados, não se dá bem como limpadores abrasivos. Qualquer produto comercial com pó de pedra não serve para limpar fórmica, assim como limpadores que contenham ácido ou outro solvente pesado. Você também deve evitar molhar demais a sua fórmica. A água pode penetrar na camada de plástico fazendo com que o mesmo se destaque da base, sem falar que pode vir a deformar a base de madeira. A chave para manter a fórmica em bom estado é lembrar sempre que ela não se dá bem com o calor. Nunca coloque panelas quentes diretamente sobre a superfície porque isso deixará uma marca de queimado que será difícil remover. Tenha sempre em mãos uma tábua para cortar verduras e carnes porque, embora a fórmica seja resistente à arranhões, um corte deixará uma marca permanente. 
Você sabia? 
A fórmica é, na verdade, uma marca que se tornou um termo genérico para bancadas ou móveis revestidos com este tipo de laminado. Isso ocorre quando o público começa a tratar a marca como se fosse o nome de um produto. No Brasil, temos outras marcas que também se tornaram termos genéricos como "querosene" e "celofane".
                                                                                                                              
Como limpar espelhos e vidros?
Antes da limpeza, com um pano seco ou espanador, retire todo o pó antes de utilizar qualquer produto.
Com o auxílio de um pano limpo (procure utilizar os que não soltam fiapos), passe álcool misturado com água por toda a superfície do espelho ou da vidraça, ou utilize um bom limpador de vidros. Se a peça estiver muito engordurada, utilize papel toalha para retirar o excesso de gordura. Para retirar manchas de dedos passe um pano com água morna.
Jamais jogue água ou qualquer outro produto diretamente na peça. Primeiro borrife no pano e depois limpe o espelho.
Para finalizar, passe uma folha de jornal seco para ter espelhos limpos e sem manchas.
Como limpar box de vidro?Os box de vidro dos banheiros costumam ficar bem sujos e manchados, e é necessário algumas dicas especais para limpá-los corretamente.
Primeiramente os vidros devem ser lavados com sabão neutro e uma esponja macia. Enxágue muito bem com água quente e por último aplicar um pouco de vinagre branco borrifado em um pano seco.
Cuidado com as receitas caseiras de limpeza e jamais utilize produtos abrasivos ou à base de cloro. Com os cuidados certos, os vidros e espelhos da sua casa estarão sempre limpos e com cara de novos.
                                                                             
                                LIMPEZA DE SOFÁS
Antes de utilizar qualquer tipo de produto no estofado é preciso saber qual é o tecido: couro, seda, linho, camurça, entre outros. Outra dica importante (e básica!) é olhar a etiqueta. Nela, é informado qual o tipo de limpeza que deve ser feito no estofado e cada letra representa um jeito diferente de higienização:
 
A letra P significa que o móvel deve ser lavado a seco. Você pode encontrar panos para essa limpeza a seco em supermercados e, então, basta completar com um aspirador de pó;
Para as etiquetas com a letra W, a maneira certa de fazer a limpeza do estofado é com um pano úmido com outros produtos, como o sabão neutro;
Uma etiqueta com a letra F significa que a limpeza deve ser feita a seco, porém com uma empresa profissional;
Por fim, a letra O significa que o móvel deve ser limpo apenas com água fria.
Para estofados de tecido, linho ou veludo: a dica é misturar 1 litro de água morna com ¼ de vinagre branco e passar essa mistura com um pano. Se a mancha for muito difícil de ser retirada, você pode realizar o processo usando uma esponja e depois deixar o móvel secar naturalmente.
Para o couro, napa ou courinho: higienize com um pano, de preferência de lã de carneiro, água e sabão neutro. Para evitar que o tecido rasgue com o tempo, a dica é hidratar o couro a cada três meses (o ideal é usa hidratante para couro, e não hidratante de pele para pessoas).
Para estofados de camurça: apenas um pano de microfibra levemente umedecido com água e sabão neutro está de bom tamanho. O tecido deve ser escovado uma vez por semana.
                                                                                  
Como limpar estofados
Veja instruções passo a passo para a limpeza de seu sofá:
Aspirador de pó: antes de usar produtos de limpeza específicos para estofados, aspire o pó do sofá ou da cadeira para remover a maior quantidade de sujeira e poeira possível.
Limpeza geral: utilize água e sabão e um pano de microfibra para espalhar delicadamente a solução pelo sofá, permitindo que o tecido absorva o líquido para eliminar a sujeira embaixo da superfície. E atenção, você deve usar uma quantidade mínima de água para não encharcar o material. Se necessário, use uma escova de cerdas macias para esfregar o local suavemente.
Secagem: algumas pessoas usam secador de cabelo para secar rapidamente o sofá. Contudo, se você tiver tempo suficiente, deixá-lo secar naturalmente é sempre a melhor opção. Para acelerar esse processo, abra as janelas e permita que a brisa ajude no processo de secagem.
                                             
Limpeza de sofás de couro
Se você tem um sofá de couro, o processo é um pouco diferente do utilizado para limpar estofados de tecido. O ideal é evitar água, pois ela pode manchar o material. Em vez disso, é recomendável utilizar um limpador a vapor junto com produtos de limpeza elaborados para couro, como óleos e ceras. Esses produtos limpam e hidratam a superfície da mobília, prevenindo a desidratação e aparição de rachaduras, além de proteger contra manchas e marcas de sujeira.