(Foto: Veja São Paulo)

6.mai.2011 por Manuela Nogueira [Colaborou Carolina Giovanelli]

https://vejasp.abril.com.br/materia/10-mandamentos-convivencia-patroa-domestica

 

    A PROFISSÃO   

 

   10 mandamentos para boa convivência entre patroa e doméstica

     Respeitar a privacidade, e outas dicas:

 

 

  1 - Oriente sua funcionária sobre como você gosta que o trabalho seja feito. Ela não tem como adivinhar.

 

  2 - Se algum objeto sumir, procure bem por ele. Mexer na bolsa da empregada azedará a relação. Uma vez   perdida a confiança,   porém, é melhor procurar outra pessoa.

 

  3 - As domésticas não devem se comportar como se estivessem na casa delas — ficar deitadas no sofá, penduradas no  telefone  Se isso acontecer, chame sua atenção.

 

   4 -Se não quiser dividir, por exemplo, um chocolate ou um queijo que ganhou de presente, diga que se trata de um produto especial.

 

  5 - É preciso avisar, desde o início, se planeja descontar do salário o prejuízo com alguma roupa estragada ou louça quebrada.

 

  6 - A questão religiosa deve ser discutida na entrevista. É possível, por exemplo, pedir para evitar o assunto com as crianças.

 

   7 - Se for dar presentes no aniversário, não seja mesquinho. Passe longe das lojas de R$ 1,99.

 

  8 - Por respeito e privacidade, não entre no quarto da empregada quando ela estiver em horário de descanso. Caso perceba problemas de higiene ou organização, diga a ela.

 

  9 - O uso de uniforme é uma decisão da contratante. Mas vete roupas decotadas ou transparentes.

 

  10 - Elogios estimulam o trabalho e reforçam as preferências do patrão.

 

  Fontes: Ângela Clara Corrêa, diretora da Unire, Juraci Mathilde dos Santos, sócia da Rei do Lar e Isabella Velletri, sócia da Home Staff

 

 

 

 

Como se comportar no trabalho

 

 

Para crescer  na empresa em que você trabalha, muitos fatores são importantes. Deve-se comportar de maneira em que seja discreto e notado apenas pela seu trabalho e bom desempenho. Manter uma boa imagem no seu emprego só trará benefícios para você. Tenha cuidado e preste atenção em cada detalhe na hora de agir, pois o comportamento errado pode gerar uma demissão do emprego obtido. Confira as dicas de como se comportar no trabalho.

 

instruções

1

 É necessário que você seja visto com bons olhos, então se empenhe para que isso ocorra com sucesso.

Seja sempre pontual, ao contrário, poderá lhe causar diversos problemas como broncas, descontos até a demissão por justa causa, que não é uma coisa nada boa para você, vamos combinar.

Cumpra suas tarefas e os trabalhos que lhe foram designados com dedicação, dando o melhor de si.

Obedeça seu chefe.

Quando terminar suas tarefas, pergunte ao seu patrão se ele precisa de mais alguma coisa, ofereça sempre a sua ajuda, assim ele verá que você está disposto e que pode contar com você.

As mulheres não devem usar roupas decotadas e curtas, os homens devem deixar de lado bermudas e chinelos, em geral, evite vestimentas muito coloridas, que chamem muita atenção, prefira roupas mais discretas de cores neutras, a dica é sempre usar o bom senso na hora de se vestir.

Mantenha o ambiente limpo, antes de sair organize sua mesa e varra o chão, isso será um diferencial.

2

 Não leve os problemas de casa para o trabalho.Deve-se separar trabalho e vida pessoal, de maneira que um não interfira ou atrapalhe no outro.

Fale num tom adequado, com clareza e firmeza, isso demostra determinação e poder. Não fale palavrão ou gírias no ambiente de trabalho, isso manchará sua imagem.

Não fique fazendo gracinhas e brincadeiras, demostre seriedade e competência apenas.

Respeite todos que trabalham com você, não coloque apelidos nem trate de forma muito íntima os colegas, trabalho é trabalho, amizade é amizade.Isso não quer dizer que você não pode ter ou criar amizades no trabalho, mas isso tem que acontecer fora do ambiente profissional, na empresa trate como todos, com educação.

Seja sempre prestativo e simpático, sorria e comprimente a todos.

3

 Aceite conselhos de seus colegas, não leve como ofensa, entenda como uma porta para melhorar a si mesmo e crescer no mercado de trabalho.

Não seja mal humorado e não reclame de tudo.

Trate os superiores de forma mais formal.

 

fonte:https://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-se-comportar-no-trabalho

 

 

 

 

A doméstica,a patroa e o uniforme

 

Bons modos, boa postura não faz mal a ninguém. Uma boa apresentação só acrescenta coisas boas as nossas vidas, principalmente na nossa vida profissional. E não é porque a empregada doméstica trabalha entre quatro paredes de uma residência que deve ou pode se vestir ou se comportar de qualquer maneira.

Existem patroas que não abrem mão do uniforme.

Do mesmo modo, existem empregadas domésticas que se recusam terminantemente em usar o uniforme de trabalho.

Para se ter uma idéia, já tivemos candidatas que saíram do emprego por causa do uniforme. Então as contratantes já deixam bem claro na hora de disponibilizar a vaga:

Tem que vestir uniforme.

E elas estão certíssimas.

Afinal você está lá trabalhando, não é uma visita. Valorize-se como profissional, se gosta que os seus direitos sejam cumpridos, comece por você mesma, dando o exemplo de que gosta das coisas certas. E use o seu uniforme de trabalho. Existem empregadas domésticas que querem trabalhar com o mesmo sapato que vão para as festas. Já pensou se descendo e subindo escadas, caem, se acidentam e depois? Não é uma situação embaraçosa para as duas partes?

Outras querem trabalhar com aquelas roupas que saem pra passear sendo que na casa da patroa ninguém se veste desta maneira. Já pensou na possibilidade de estar fazendo uma fritura e a gordura cai na sua barriga? Se estivesse com o uniforme estaria mais segura. E as bijuterias? Existem outras que estão com pulseiras até os cotovelos e em cada dedo um anel.

Não lava as louças direito, e corre o risco de uma das pulseiras se enroscar na torneira e o acidente acontece!

Não estamos falando que você tem que trabalhar parecendo um palhaço, com um uniforme arrastando no chão, ou que deve usar um que serve pra duas de você dentro dele. Prá isto, existe no mercado a numeração correta pra cada pessoa. E não estamos querendo dizer que deve sair da sua casa já de uniforme e voltar pra casa com ele. Não. O uniforme é pra ser usado no trabalho.

E as unhas? Estão grandes? Então deve cortá-las. Já ouvimos muitas falarem que a unha grande não atrapalha. Pois é o seu conceito. No momento de entrevista-la, a patroa olha para as suas unhas e por causa da unha você pode perder a oportunidade de emprego. Ela não vai correr o risco de por acidente, você arranhar o filho dela com a sua unha grande ou vai pensar que você é uma daquelas que vai limpar a casa muito delicadamente para não estragar a sua unha.

E os cabelos? Você já parou para reparar que até os grandes cozinheiros, trabalham uniformizados e com uma touca na cabeça? O terno, ele guarda pra ocasião própria, pois ali ele deve trabalhar daquela maneira.

Então vá copiando as situações boas e corretas para acrescentar à sua postura profissional.

Ou se você não gostar de nenhuma dessas sugestões, mas que as patroas exigem na hora de contratar, deve buscar outra profissão e não a de empregada doméstica.

Mas, se quer aprender cada vez mais, estude, leia, faça cursos e só terá a ganhar se especializando e se educando.

Postado por Maria de Lourde

 

 

 Treinando a Empregada Doméstica

 

 

Dicas para treinar sua empregada doméstica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado por 

 

 

Postado por 

 

Uma das manias mais deprimente de algumas pessoas é o falar mal das outras. Expor a vida alheia, além de ser deselegante demonstra falta de bons sentimentos sem contar que é invasão de privacidade.

A maledicência, a fofoca o disse me disse, traz conseqüências muito ruins tanto para a pessoa que é alvo de comentários, como pra própria pessoa que semeia esse mal, pois ela acaba se impregnando de energias negativas. Depois começa a sofrer uma serie de coisas e não sabe entender o por que. Devemos nos vigiar mais e calar em determinadas situações. Afinal temos o domínio da boca e da língua para não falar o que não devemos.

Sabemos que a maledicência existe em todos os lugares. Mas aqui estamos falando de empregada domestica. Que vive dentro de uma casa de família e por isto mesmo termina se tornando uma pessoa especial.

Especial porque além de saber dominar bem as suas atividades, deve ser discreta, ter ética, ser uma profissional de verdade e não uma fofoqueira.

Muitas empregadas domésticas têm a mania de sair espalhando a vida dos patrões pela portaria do prédio, e pela vizinhança o que é uma coisa muito desagradável.

E não estamos escrevendo aqui, coisas do outro mundo, pois estas situações já aconteceram por aqui mesmo.

A pessoa deve ser mais cautelosa e deixar a vida da outra e cuidar da sua porque não existe disse me disse que não seja descoberto. Devemos deixar os nossos caminhos sempre abertos, pois não sabemos se algum dia vamos precisar retornar. Nós traçamos um plano e a vida nos prega muitas armadilhas e quando menos esperamos estamos num labirinto sem saída tudo porque nos envolvemos com coisas que não devemos.

Sabemos que ninguém é santo. Mas falar mal da intimidade do lar e da vida de quem nos deu uma oportunidade de trabalho, além de ser uma afronta as Leis Divinas, é crime também.

Existem muitas filosofias, religiões etc. que ensinam aos seus adeptos a cultivar O Agradecimento afim de que alavanquem as suas vidas cheias de problemas.

Os problemas, ninguém os coloca sobre as nossas cabeças. Nós é que vamos acumulando lixos na nossa vida. Esquecendo-nos que um dia quando mais precisávamos alguém nos deu a chance do trabalho.

Sejamos gratos, mais disciplinados com nosso falar e sigamos o nosso caminho em paz e

com certeza novos horizontes se abrirão e a própria vida se encarregará de nos trazer o

que merecemos.

 

 

 

 Dez dicas de etiqueta para a empregada doméstica

 

Por PAULA FACIROLI

 

A relação entre patroa e empregada doméstica pode ficar ainda melhor com algumas dicas de etiqueta. Confira abaixo sugestões de boas maneiras indicadas por Cristina Boner, presidente do AME (Associação de Mulheres Empreendedoras) para quem trabalha como empregada doméstica na casa de uma família:

 

Sem muita intimidade

Empregada e patroa não são amigas, e a relação deve ser profissional. Evite comentar sobre brigas do casal e problemas com os filhos e com outras pessoas. Saiba a quem você deve obedecer e seja prestativa, ajude sempre que for preciso.

 

Na hora de retirar a mesa

Jamais empilhe os pratos, eles devem ser retirados separadamente. Não dá para formar uma 'torre' enorme e tentar retirar tudo ao mesmo tempo. Evite raspar talheres para tirar o resto da comida. Caso haja mais funcionárias na casa, saiba trabalhar em equipe: cada um conhecendo sua tarefa.

 

Seja discreta

Não diga ao telefone que a patroa está no banheiro ou dormindo. Não dê detalhes. O certo é perguntar se a pessoa quer deixar recado e anotar para a patroa. Conheça a rotina da casa, cada uma tem seus hábitos diferenciados.

 

 Cabelos sempre presos!

É preciso sempre manter os cabelos presos. Isso é básico. Quem trabalha na cozinha não pode ter cabelo solto.

 

Evite perfumes

Tente sempre evitar o uso de perfume na hora do trabalho. É uma coisa que incomoda, além do cheiro do perfume se confundir com o da comida.

 

Maneira correta de falar

A maneira correta de falar com os patrões também deve ser notada. Deixe de falar, por exemplo: 'Posso colocar a janta?'. O certo é: 'Posso servir o jantar?'. Seja carinhosa com todos, principalmente com as crianças e idosos da casa.

 

 Nada de som alto!

As secretárias do lar podem ouvir música desde que não tirem a privacidade dos patrões. O que não pode é volume alto demais.

 

Cuidado com celular

Para o uso de celular, como em qualquer trabalho, é preciso bom senso. Não se deve ficar no celular o tempo todo.

 

O uso do uniforme

O ideal é que a empregada use uniforme, é a identidade de sua profissão. Não precisa ser aquele 'de babados', mas o uniforme evita, por exemplo, o constrangimento de a patroa ter que pedir para a funcionária não vestir mais aquele short, nem a blusa decotada.

Mantenha seu uniforme sempre limpo e bem passado. Cuidado com os botões, e barras e faça troca diária ou sempre que necessário.

 

Na hora de comer

A empregada não pode cortar a primeira fatia do bolo ou abrir sem autorização o saco de biscoito. Ela deve ser autorizada a compartilhar da mesma comida dos patrões.

LEIA MAIS https://estilo.br.msn.com/tempodemulher/carreira/dez-dicas-de-etiqueta-para-a-empregada-dom%C3%A9stica#image=11 

 

 

Organização Doméstica

 

          

FONTE: https://minhacasameumundo.blogspot.com.br/2008/09/organizao-domstica.html

 

 

 Somos de uma geração que não foi ensinada a cuidar de uma casa, sob o argumento (em parte válido) de que deveríamos dedicar nossa energia e inteligência a atividades que garantissem nosso sucesso profissional.

Aquelas que, como eu, estão próximas dos 40, foram educadas por mães que acreditavam piamente em todos os mandamentos feministas (ao menos a minha era assim).

Resultado: uma geração de mulheres que alcançaram plenamente o sucesso profissional e intelectual, mas que não têm a mínima idéia de como se limpa um fogão. Muitas vão argumentar que isso é motivo de orgulho. Eu, com sinceridade, discordo.

Infelizmente, ao menos em nosso Brasil ainda machista, a responsabilidade pela manutenção da casa ainda é da mulher e por isso (se não queremos viver na sujeira e no caos) algumas habilidades e conhecimentos do tempo da vovó são indispensáveis, sob pena de você chegar em casa e descobrir seu fogão de inox (novo e que custou uma fortuna) inteiramente riscado por uma ajudante dedicada que resolveu limpá-lo com bombril... isso para aquelas que têm a sorte de manter ajudantes em casa, o que cada vez é mais raro.

Portanto, ainda que a mulher faça parte das privilegiadas que podem contar com ajudantes para os trabalhos domésticos, é preciso saber orientar, em resumo, é preciso saber fazer para poder ensinar.

Eu trabalho muitas horas por dia e me dedico à minha profissão e amo o que faço. Ao contrário do que possa parecer por conta do tema deste blog, não passa pela minha cabeça deixar meu trabalho e me tornar dona de casa em tempo integral. Tenho certeza que se fizesse isso todo o prazer que sinto em cuidar da minha casa e da minha família iria virar um martírio na primeira semana.

Então, porque vivo me equilibrando nos diversos papéis da minha vida (profissional, mãe, esposa, dona de casa, amiga, etc e tal...), resolvi me organizar e aprender a administrar minha casa e minha família.

E como não existem mais escolas de prendas domésticas (que delícia) fui buscar informações em livros e perguntando a quem (ainda) entende do assunto. Meu marido ria muito cada vez que eu comprava algum livro com o título "Acabe com a bagunça" e afins, mas eu nem ligava, afinal se até fisica quântica se apreende em livros, por que eu não apreenderia a limpar uma casa...

O resultado do meu "estudo" é um manual de organização e limpeza que orienta minhas ajudantes em seu trabalho.

O "Manual" é um livrinho que fica em uma gaveta da cozinha onde estão especificadas as tarefas de cada dia da semana durante o mês, explicando como deve ser executada cada tarefa, qual produto usar e de que forma, além de conter dicas de organização. Ensina também como lavar e cuidar das roupas. Tem também um cardápio mensal (que na verdade pouco uso, porque quase não almoço em casa, mas que pode ser de grande utilidade) e lista de compras que é um verdadeiro controle de estoque.

Desde que uso o livrinho o trabalho doméstico ficou mais organizado e produtivo, sei exatamente quais tarefas devem ser cumpridas em determinado dia da semana e minhas ajudantes nao precisam mais me perguntar todos os dias pela manhã o que fazer e "como fazer", o que realmente pode ser estressante para quem trabalha fora e precisa levar filhos para a escola (só quem vive este caos pela manhã sabe do que estou falando).

Cada casa é um mundo particular, com necessidades e hábitos distintos, portanto cada família necessita de um tipo de organização diferente, principalmente considerando a possibilidade de contar com ajudantes ou não. Mas todas as casas precisam de uma administração "profissional" (rs), e não custa nada implementar algumas idéias corporativas ao seu lar...

Minha vida tá bem mais fácil e sobra tempo para costurar e bordar quando chego do trabalho...

 

 

  

 

Manual para Empregada Doméstica

 

Quando tive empregada 3 vezes por semana (ai que coisa boa) tive que ajuda-la a organizar a agenda de atividades. Acabei colocando no papel e criando um ‘Manual’ que circulei entre minhas amigas da época.

 

Faz pouco tempo uma amiga que nunca tinha saído da casa dos pais casou e estava perdidinha com a empregada doméstica. Fui buscar no fundo do baú o manual e, confesso, morri de rir com a maneira como foi escrito (por mim, claro :p).

Eu brinco que quase tenho TOC (QUASE viu?!?!) e lendo o manual hoje sei que não tenho, mas tinha!!! Rsrsrsrs…

Enfim, segue o manual que pode ajudar a otimizar a agenda da empregada doméstica que tenha na sua casa atualmente. Ele propõe atividades diferentes para cada dia que ela vai, bem como o que deve ser feito apenas a cada quinze dias ou uma vez por mês. Divirtam-se!

***se for usar ou copiar o material aqui postado, faça a devida referência ao blog “semretoques.com.br” :)

AGENDA DE ATIVIDADES DOMÉSTICAS

 TODOS OS DIAS

• Lavar a louça que estiver suja, com as portas da cozinha e da área de serviço fechadas (e não encostadas) para não entrar barulho nos quartos.

• Arrumar as camas pela manhã.

• Repor na geladeira leite, nescauzinho, refrigerante, água, cerveja, suco, a fim de que estejam sempre gelados para serem consumidos.

• Limpar os pratos e a areia dos animais (logo cedo e ao ir embora).

• Lavar e passar roupas (verificar os bolsos das roupas, para que não sejam lavadas com dinheiro, moedas, etc nos bolsos). * usar da melhor maneira possível a máquina de lavar, tomando sua capacidade de 8 quilos de roupa, evitando usa-la somente para uma ou poucas peças de roupa. Quando isso acontecer, lavar essa(s) peça(s) à mão e apenas torcer na máquina, se necessário. Isso economiza água e energia.

• Lavar os banheiros, secando bem a área fora do box (sempre cuidando para não molhar o gabinete e a porta).

• Limpar a cozinha, passando apenas pano. Lavar com água somente em caso de real necessidade.

• Retirar os sacos de lixo.

• Passar aspirador e pano úmido no chão de toda casa e também na sacada e seus respectivos móveis.

• Molhar as plantas (as grandes com 500ml e as pequenas com 150ml de água), bem como tirar delas as folhas e flores mortas.

• Trocar a água dos vasos de flores.

• Tirar pó do quarto do casal, ou seja, do criado-mudo, estante, som, televisão e chão. Recolher e lavar as garrafas de água do quarto.

 SEGUNDAS-FEIRAS

- Tirar pó de TODAS as prateleiras, estantes e balcões expostos da casa (inclusive do quarto de hóspedes, do escritório, entre o vidro e o buffet da sala, etc), removendo os objetos como bibelôs, vasos, tirando pó deles também (como dos cremes das prateleiras dos banheiros, dos perfumes, etc – dos livros tirar o pó somente com pano seco nunca úmido). *Televisões, dvd´s, aparelhos de som, computadores, fax e impressora, bem como dos CD´s: usar pano úmido e depois seco, sem nenhum produto de limpeza – e devem preferencialmente ser mantidos na ordem em que estiverem.

- Aspirar estofados e tapetes.

QUARTAS-FEIRAS

- Limpar vidros (inclusive das janelas), espelhos e quadros.

- Limpar telefones.

- Verificar se as fôrmas de gelo estão completas, caso não estejam, completar com água filtrada.

- Lavar a fonte de água (usando o lado macio da esponja), enxaguando bem.

 SEXTAS-FEIRAS

- Trocar roupa de cama e banho, no banheiro do corredor colocar toalhas de cores mais escuras, como verde, azul, etc e no banheiro da suíte colocar toalhas de cores rosa, salmão, etc.

- Limpar os boxes de vidro dos banheiros com vinagre e enxaguar, bem como escovar o rejunte. Usar cândida somente se o vinagre não tirar toda a gordura do Box.

- Lavar as lixeiras por dentro.

- Virar o colchão na troca da roupa de cama.

- Limpar atrás do criado-mudo, cama do casal, cama de solteiro, sofás.

- Lavar a cozinha com água, sempre cuidando da porta de acesso, para que não seja molhada.

- Faxinar a pia da cozinha, inclusive embaixo dos potes de mantimentos e do forno elétrico. Limpar fogão e microondas (e forno quando necessário).

 A cada 15 dias (sextas-feiras)

• Tirar manchas de interruptores, portas e paredes, com sabão de coco líquido e esponja macia.

• Higienizar (com carpex e vinagre) os sofás e tapetes.

• Limpar as persianas e os lustres.

• Passar pano úmido com detergente neutro na parte externa do fogão, microondas e forno elétrico.

• Passar flanela macia com o produto adequado para não riscar no: exaustor, geladeira e freezer.

• Passar espanador nos cantos da casa e no teto, evitando aparecimento de teias de aranha.

• Passar lustra-móveis em peças de madeira.

 Uma vez por mês (quarta-feira)

• Lavar as todas as paredes de azulejos na cozinha e lavanderia, finalizando com pano com álcool.

• Limpar a máquina de lavar (despeje meio litro de água sanitária no cesto e selecione lavagem completa, mas sem a pré-lavagem).

• Limpar o exaustor (lavar o filtro metálico conforme explicado pelo técnico).

• Limpar os acessórios (tubos e bocais) do aspirador de pó.

• Fazer faxina na parte interna dos armários de toda casa (cozinha, área de serviço, sala, corredor, quartos e banheiros), caso ainda não tenha feito antes por terem estado muito sujos.

• Limpar geladeira e freezer por dentro com água e sabão de coco ou com água e bicarbonato de sódio.

• Borrifar água nas folhas das plantas que ficam na sacada, para tirar a poeira que junta nelas.

Recomendações Gerais

* usar da melhor maneira possível a máquina de lavar, tomando sua capacidade de 8 quilos de roupa, evitando usa-la somente para uma ou poucas peças de roupa. Quando isso acontecer, lavar essa(s) peça(s) à mão e apenas torcer na máquina, se necessário. Isso economiza água e energia.

* sempre ler as recomendações nas embalagens dos produtos, especialmente os de limpeza – exemplos: testar na parte interna da barra da calça ou blusa primeiro o tira-ferrugem e o Vanish tira-manchas.

* ao lavar as roupas, separar as peças por cor (brancas e coloridas), nível de sujeira (sujas e muito sujas), uso (pessoal, cozinha, faxina), textura (delicadas, jeans, algodão).

* colocar as roupas mais sujas de molho com água e sabão em pó (não deixar ultrapassar duas horas, senão pode manchar).

* lavar as roupas delicadas à mão.

* no enxague de qualquer roupa, certificar-se da remoção de toda a espuma.

* sempre esfregar o colarinho e as mangas das camisas sociais, verificar a existência de manchas em qualquer roupa e as remover antes da lavagem na máquina.

* ao estender as roupas no varal, algumas dicas: pendurar as camisas sociais em cabides e prender as calças pela barra – isso facilita na hora de passar.

* ao passar roupas sempre usar o ferro na temperatura adequada, e usar fraldinha entre o ferro e a roupa muito delicada, a fim de evitar manchas e/ou brilho na roupa.

* ao parar de passar roupa, seja para guardar as roupas passadas dentro dos armários, ou para atender um telefonema, etc, desligar o ferro. Isso evita que ele superaqueça e também economiza energia.

* não guardar roupas com manchas ou sem botões. Deixar para fora e mostrar para que sejam consertadas.

* ao guardar roupas nos armários, especialmente camisas e calças, tomar cuidado para não amassar as que já estão guardadas, bem como aquela que está sendo guardada.

* tirar pó das superfícies altas e só depois limpar o chão.

* deixar sempre as roupas de cama, mesa e banho ensacadas, para não pegarem pó. Fazer o mesmo com as blusas de lã, conforme as lavar.

* guardar eletrodomésticos somente após passar pano úmido na sua parte externa e enxugar, para tirar qualquer respingo.

* procurar alimentar-se dos mantimentos já abertos (evitando abrir pacotes ainda fechados). Pacotes individualizados como de Miojo, bolacha Club Social, Marilan, hambúrguer, dentre outros, podem ser abertos.

* ao preparar saladas com folhas, sempre lavá-las em água corrente e deixá-las de molho em água com gotas de cândida por 15 minutos, para matar germes e bactérias.

* sempre lavar latas antes de guardar, mesmo que sejam guardadas no armário e não na geladeira.

* não armazenar/deixar armazenado qualquer alimento em panelas na geladeira, transferir para tuperwares.

* cuidar com as janelas – deixar um vão aberto ao ir embora para evitar que chova dentro da casa, inclusive nas janelas da área de serviço.

*nunca usar o mesmo pano para limpar o fogão e a pia do banheiro, por exemplo. Separar peças diferentes para cada atividade (por exemplo: panos de chão para banheiros, outros para casa e os panos pequenos usar somente na pia da cozinha) e não os misture na lavagem, o mesmo servindo para os panos de prato.

* tomar cuidado com as quinas das portas, paredes e móveis, tanto no transporte de objetos, quanto no manuseio do aspirador de pó.

 

Este post foi publicado em Uncategorized em maio 24, 2013 https://www.semretoques.com.br/?p=52

 

 

 

 

O que NÃO vestir em uma entrevista de emprego

nao-vestir-entrevista-de-emprego-noticias

 

Você já tem muito com o que se preocupar na entrevista de emprego para gastar seu tempo pensando em como o seu sapato está apertado

 

26/09/2012

Embora a entrevista de emprego seja uma situação estressante, você deve pensar em todos os detalhes, inclusive a sua roupa. Confira quais são as 8 coisas que você deve deixar de lado nessa situação


 


Crédito: Shutterstock.com

Você já tem muito com o que se preocupar na entrevista de emprego para gastar seu tempo pensando em como o seu sapato está apertado

 

Embora o ditado diga que não se deve  julgas um livro pela capa, a verdade é que ninguém quer correr esse risco quando se trata de uma entrevista de emprego. A maneira como você se veste, especialmente nessas ocasiões, passa uma imagem sobre você. Portanto, é melhor tomar cuidado com a escolha para não acabar com as suas chances de conseguir a vaga. Veja o que você não deve vestir nessa ocasião.

 

 O que não vestir em uma entrevista de emprego: 1 Roupas desconfortáveis

Você já tem muito com o que se preocupar na entrevista de emprego para gastar seu tempo pensando em como o seu sapato está apertado ou no quanto a sua camisa está curta. Escolha roupas que caibam perfeitamente em você e que não fiquem caindo ou subindo quando você senta ou anda.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 2. Roupas formais demais

Embora seja uma ocasião formal, é importante se lembrar de que você não está indo para uma festa de gala. Se vestir de maneira formal demais pode ser interpretado como esnobismo ou, pior ainda, dar a entender que você não teve tempo de passar em casa depois da balada da noite passada.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 3. Roupas informais demais

Nem é necessário dizer que a sua calça jeans preferida não é a roupa ideal para a sua entrevista de emprego. Entretanto, se vestir de maneira informal demais pode acontecer até mesmo se você estiver usando roupas sociais. O ideal é que você procure saber qual é o código de vestimenta da empresa para, então, procurar a sua roupa. Dessa maneira, você não corre o risco de parecer muito simples mesmo vestindo as suas roupas mais profissionais.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 4. Roupas muito modernas

É claro que isso não quer dizer que você deva se vestir como os seus avós. Mas uma entrevista de emprego não é a ocasião mais adequada para investir nos “fashionismos”. Procure manter-se no básico. Evite roupas curtas, coloridas, decotadas ou qualquer outra inovação do mundo da moda que pode comprometer a sua imagem.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 5. Combinações não usuais

Você pode perfeitamente ter um lado excêntrico que gosta de combinar camisas sociais coloridas com calças estampadas e botas de cano alto, mas tente manter em mente que uma entrevista de emprego não é o momento certo para isso. Embora a sua roupa seja uma maneira de se expressar, entenda que pode ser difícil para o recrutador captar a mensagem que você quer passar com isso.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 6. Roupas e acessórios chamativos

Novamente as roupas curtas aparecem na lista do que não vestir. Dessa vez junto com outros acessórios como relógios, pulseiras, brincos e colares grosseiros. Esse tipo de acessório que atrai muita atenção dá a entender que você é tão egocêntrico que precisa ser o ponto de atenção em todos os ambientes que frequenta. Prefira acessórios simples e discretos.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 7. Roupas planejadas demais

Ao mesmo tempo em que você deve se preocupar com a roupa que usará na entrevista de emprego deve se preocupar, também, em combinar as peças de maneira que não pareça tudo um conjunto. Esse tipo de escolha tira a sua personalidade da roupa e, tenha certeza, os recrutadores prestam atenção nisso. Mesmo se a sua escolha for um terno preto e uma camisa branca, procure dar um toque de personalidade ao conjunto.

 

O que não vestir em uma entrevista de emprego: 8. Roupas desleixadas

Se você não quer passar ao recrutador a impressão de que entrou de um lado do armário e saiu do outro, o melhor é dedicar pelo menos um tempo à escolha da sua roupa. Pense nos detalhes, não escolha simplesmente uma calça e uma blusa e saia de casa. Verifique se as peças combinam entre si e principalmente se estão em boas condições. Chegar à entrevista com a blusa rasgada ou suja não vai contar pontos a seu favor.

Fonte: Universia Brasil

 

 

Que Roupas Usar e quais Não Usar no Trabalho

         

    

   Sugestões de Roupas para Trabalhar

ças compridas inspiradas em modelos masculinos usadas com blusas de tricô, modelo pólo ou simples com decote redondo ou em "v".

2.Mas não esqueça de personalizar com algum detalhe único como um colar ou broche especial.

1.Para evitar cair na uniformização por seguir dicas de forma muito caricata, cultive o seu estilo próprio e gosto pessoal.

2.Não use mais que uma peça de acessório mais chamativa no ambiente de trabalho. Esta é uma boa maneira de não errar. O ambiente é para trabalhar e não para "estrelar".

3.Para a mulher que ocupa posição de comando a roupa clássica é a melhor solução. Mas não confunda clássico com antiquado, renove e atualize o seu terninho: com tecidos melhores, cortes mais feminidos, etc.

4.As cores claras  são boas alternativas para o dia a dia, mas as escuras tradicionalmente projetam uma aura de poder. Mas evite a austeridade excessiva porque ela pode fazer o look ficar pesado.

5.Um bom paletó é indispensável. Pode ser usado sobre uma saia, calça ou vestido. Roupas mais estruturadas, de linhas rígidas, impõem autoridade.

 

 

Calça cáqui ou jeans clássico e em bom estado ( preto ou azul marinho), ou calça de veludo cotelê no modelo de um jeans feita sob medida com:

 

1.blusa e cardigan no mesmo tecido. Sapatos modelo chanel de salto baixo ou sem salto ou ainda sapatilhas sem meias, ou botas de cano curto.

2.blusa cashmere e sapatos mocassins, nobucks ou chanel.

3.Saia básica ou longuete ( mais confortáveis, versáteis e femininas) com:

4.blusa e cardigan no mesmo tecido. Sapatos modelo chanel de salto baixo ou sem salto ou ainda sapatilhas sem meias.

5.blusa cashmere e sapatos mocassins ou chanel.

 

 

Evitar nos ambientes de trabalho

1.Evite no trabalho a moda excessivamente "fashion", os trajes exóticos, os modelos decotados, curtos   justos.No trabalho deve prevalecer a discrição.

2.Excesso de produção que pode comprometer o conforto e a imagem profissional.

3.Roupas que seriam mais apropriadas numa festa, o look fora de lugar ou idade como "vestidos de verão" com alcinhas, decotes e curtos usados com chinelas de dedo em salas de aula, por exemplo. Ou qualquer outro visual que destoe do ambiente profissional.

4.Evite lingerie aparecendo, saltos altíssimos, bainhas malfeitas, transparências que mostrem roupas íntimas, rasgos, manchas, roupas amassadas.

5.Evite os extremos ora da cara lavada, cabelos maltratados, maus odores e o oposto como maquiagem excessiva, unhas muito longas ou mal cuidadas, perfume demais, meias desfiadas, mini-saia, bermudas, sapatos,bolsas e cintos em mal estado de conservação, excesso de bijuterias e de brilhos.

6.Algumas profissões exigem sapatos adequados e confortáveis. Outras pedem modelos mais formais ou até mesmo sapatos de salto, mas isso não quer dizer sapatos de festas de saltos finos e muito altos.

 https://boas-maneiras.blogspot.com.br/2013/02/que-roupas-usar-e-quais-nao-usar-no.html

 

 

                              

Dicas de Entrevistas

 
 
Muitas empregadas domésticas terminam perdendo a oportunidade do emprego por causa da entrevista. Algumas até
 
acreditam que não existe a necessidade de entrevistas, que já estão cansadas de tantas entrevistas, que as pessoas
não querem empregar e sim entrevistar!
 
Pura falta de informação, pois ninguém vai querer e nem deve colocar alguém na sua casa sem antes entrevistar
.
E se você realmente está precisando trabalhar, deve seguir as regras e procurar aprender para não ser reprovada na
entrevista.
 
Algumas empregadas domésticas, falam tanto, que não tem como ser admitida! E muitas clientes nos falam que ao invés de entrevistar, elas é que foram entrevistadas.
 
Postura, educação, higiene são hábitos que devem fazer parte do seu perfil como pessoa, e não somente naquele momento quando está concorrendo a uma vaga de emprego.
 
Temos visto também, que muitas candidatas levam os filhos e o marido e no momento de serem entrevistadas, quase sempre não dão uma palavra, pois o marido ou o filho é quem respondem por elas.
 
Todos esses itens devem ser levados em consideração se realmente está à procura de emprego.
 
O mundo no qual vivemos exige que as pessoas sejam dinâmicas, que tenham iniciativa, que sejam firmes em suas palavras e atitudes.
 
Procure somar aos seus conhecimentos essas ferramentas para poder competir.
 
Postado por 


 

 Muitas fotos usadas para ilustrar as paginas são retiradas da Internet.
Se você detém direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo. Eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada.


Ler mais: https://www.domesticasonline.com/cartilha%20de%20seguran%c3%a7a%20no%20lar/